domingo, 8 de janeiro de 2012

EME - Moon Bounce ou Reflexão Lunar

 EME - Moon Bounce ou Reflexão Lunar.



A utilização da Lua como um satélite de comunicações foi proposto pelo Sr. WJ Bray dos Correios britânico em 1940. Calculou-se que com as potências em microondas disponíveis nos transmissores e receptores de baixo ruído, seria possível enviar sinais de microondas a partir da Terra e estes se refletiam na Lua de volta para a Terra.

Entretanto a técnica da Reflexão Lunar foi desenvolvida pelos militares americanos após a Segunda Guerra Mundial, a primeira recepção dos Sinais refletidos na Lua se deu em uma transmissão realizada em Fort Monmouth, Nova Jersey, em 10 de janeiro de 1946 por John H. DeWitt como parte do Projeto Diana. O projeto de comunicação Via reflexão lunar do Governo Americano sai então da parte cientifica para fins mais práticos, incluindo uma ligação teletipo entre a base naval de Pearl Harbor, no Havaí e a sede da marinha nos Estados Unidos em Washington, DC. Era aberto uma nova modalidade de comunicação que não dependia dos caprichos da propagação ionosférica, foi revolucionário.

Em janeiro de 1953, Ross Bateman W4AO, e Bill Smith W3GKP,  estavam trabalhando na faixa de 2 metros quando depois de uma transmissão de sinais para a Lua ouviram seus próprios ecos retornarem para o receptor. Assim começou o que ainda hoje é considerado como a última fronteira do DX, a comunicação entre radioamadores via reflexão lunar. Nasceu então a EME - sigla em inglês de Earth Moon Earth ( Terra - Lua - Terra ). A lua além de ser um satélite natural da Terra, passou a ter a mesma função de um satélite para comunicações.

Os sinais enviados via EME percorrem uma distância aproximada de 770.000 Km a 800.000 Km dependendo do perigeu e do apogeu da Lua. Pode-se realizar por exemplo, comunicações nas modalidades de fonia, cw e modos digitais. Para se trabalhar na modalidade de fonia e cw é necessário um sistema de antenas com elevado ganho e uma considerável potência de TX, tarefa para os "Top Guns" da modalidade. 

Atualmente, graças ao empenho de Joe Taylor K1JT, criador do modo digital JT65, estações menores, com uma simples antena yagi e um amplificador linear com pré pode-se trabalhar no modo digial um QSO via EME. Tarefa antes só permitida para os Top Guns. Para se trabalhar EME em CW, não é  impossível, basta que uma das estações tenha uma grande antena e muita potência, compensando assim, o ganho de TX e RX da menor estação.

Abaixo fotos de uma simples antena 2X10 e um Amplificador Mirage B3016 utilizados para receber sinais via Reflexão Lunar:
                                                 

                                                  Yagi 2x10 ( 15,9 dbd ) - AZ/EL Manual



Mirage B3016 - 10 db 2+- .5 db noise  - conectada na saída da antena



Sinal decodificado - A Estação de I2FAK chamando CQ via JT65B




                        Video produzido por Renner PY7RP - Moon Bounce com uma única yagi